Coronavírus: previsão é de que em 60 dias todas as cidades da Bahia tenham casos

Das 417 cidades da Bahia, apenas 30 ainda não registraram casos do novo coronavírus, todas com população igual ou menor do que 20 mil habitantes, de acordo com um levantamento feito pelo Correio. A pesquisa, que contou com dados de algumas prefeituras municipais e da Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab), mostra que essas cidades estão localizadas no centro-leste, centro-norte, oeste, sul e sudoeste do estado. 

No estudo ressalta que, embora o último boletim da Sesab contabilize 32 cidades não contaminadas, esse número não represa a realidade. Na realidade, é menos, já que algumas prefeituras notificaram os casos nas últimas horas, logo, o número deve ser atualizado nos próximos dias no boletim estadual.

Das nove regiões sanitárias da Bahia, quatro já tiveram diagnósticos positivos do novo coronavírus: Norte, Nordeste, Leste e Extremo-sul. O professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e pesquisador do portal Geocovid-19, Washington Rocha, diz que esses dados refletem a interiorização da Covid-19 no estado. “Percebemos que o histórico de espalhamento da doença se deu a partir de agrupamentos no litoral, que foram crescendo, e depois se espalhou rumo ao interior, principalmente ao logo das principais rodovias”, disse. Washington Rocha prevê que, em cerca de 60 dias, todos os 417 municípios serão completamente atingidos. 

Confira as cidades que ainda não tiveram registros da doença:

1.    Tanhaçu
2.    Serra Dourada
3.    Tanque Novo
4.    Central
5.    Ibititá
6.    Bonito
7.    Lagoa Real
8.    Igaporã
9.    Barro Alto
10.  Itaguaçu
11.  Cotegipe
12.  Sítio do Mato
13.  Rio de Contas
14.  Saúde
15.  Novo Horizonte
16.  Matina
17.  Sebastião Laranjeiras
18.  Lençóis
19.  Érico Cardoso
20.  Brejolândia
21.  Ipupiara
22.  Canápolis
23.  Wagner
24.  Caturama
25.  Planaltino
26.  Várzea do Poço
27.  Irajuba
28.  Gavião
29.  Contendas do Sincorá
30.  Lajedinho

Categoria:CORONAVÍRUS